Título: PEGUIE: UM CATÁLOGO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO JOGADOR EM JOGOS DIGITAIS
Data: 30/11/2023
Horário: 09h30
Local: Sala de Seminários do Bloco 942-A (GREat)
Resumo:
Nos últimos anos, trabalhos na área de Pesquisa de Usuários de Jogos identificaram que os jogos digitais exigem formas bem específicas de como avaliar a experiência dos jogadores, o que motivou o desenvolvimento de diversos instrumentos de avaliação e medição da experiência dos jogadores. Embora não haja consenso sobre quais instrumentos são mais adequados para cada cenário de aplicação, há uma compreensão compartilhada de que a experiência do jogador (PX) é uma construção multidimensional e multicamadas. Assim, apesar de haver uma grande variedade de instrumentos que podem ser usados e combinados em estudos de avaliação da PX, a comunidade ainda enfrenta uma escassez de métodos e ferramentas adequados que permitam facilitar o processo de escolha de tais instrumentos de forma sistematizada. Nesse contexto, o presente trabalho propõe o PEGUIE (Player Experience Guide for User Interaction Evaluation), um catálogo que reúne os principais instrumentos de avaliação da experiência do jogador. O objetivo desse catálogo é fornecer um arcabouço que apoie o processo de decisão dos pesquisadores da área de PX, considerando os diferentes cenários de aplicação dos instrumentos autorreportados e instrumentos psicofisiológicos propostos na literatura. O PEGUIE foi elaborado a partir de resultados obtidos através de um mapeamento sistemático da literatura, e da condução de uma avaliação preliminar do catálogo com um grupo de avaliadores da área de Interação Humano-Computador e PX. Seu conteúdo foi avaliado junto a 10 participantes, que atestaram a adequação dos tópicos propostos e indicaram melhorias que foram aplicadas posteriormente, em uma etapa de refinamento. Espera-se que este material possa prover auxílio a pesquisadores e profissionais da indústria de jogos no planejamento e condução de avaliações de PX.
Banca examinadora: